CERTIDÕES
FAQ - CERTIDÕES
Pergunta: Qual a diferença entre tirar uma certidão em um só Tabelionato de Protesto e em todos? 
 
Resposta: A certidão de um Tabelionato refere-se somente aos títulos que lhes foram distribuídos. A de todos representa a situação do pesquisado em todo a Comarca, uma vez que é possível que nao existam protestos em um cartorio, mas existam em outro da mesma Comarca. 
 
Pergunta: Como solicitar uma certidao de protesto?
 
Resposta: A certidao de protesto pode ser solicitada por qualquer pessoa, desde que apresente seu documento de identificaçao. É necessário indicar o nome completo, sem abreviaturas, da pessoa fisica ou juridica de quem se objetiva a certidao, bem como de seu RG e CPF ou CNPJ, se o caso.
 
Pergunta: Quanto tempo demora para se emitir uma certidao de protesto?
 
Resposta: As certidoes de protesto sao emitidas na hora, exceçao feita às que indiquem um numero demasiado grande de protesto.
 
Pergunta: Qual o prazo maximo fixado por lei para a emissao de uma certidao de protesto?
 
Resposta: Consoanteo o art. 27. da Lei 9492/97, o Tabelião de Protesto expedirá as certidões solicitadas dentro de cinco dias úteis, no máximo, que abrangerão o período mínimo dos cinco anos anteriores, contados da data do pedido, salvo quando se referir a protesto específico.
 
Pergunta: É possível solicitar copias autenticadas dos títulos e respectivos documentos arquivados pelo Tabeliao de Protesto?
 
Resposta: Sim, a reprodução de microfilme ou do processamento eletrônico da imagem, do título ou de qualquer documento arquivado no Tabelionato, quando autenticado pelo Tabelião de Protesto, por seu Substituto ou Escrevente autorizado, guarda o mesmo valor do original, independentemente de restauração judicial.

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados.